segunda-feira, 13 de maio de 2013



PROJETO PORTINARI- ARTE ITINERANTE -2013 



BOM JESUS DO ITABAPOANA

10 de maio, sexta-feira

Dando continuidade ao projeto iniciado em setembro de 2012, na Casa da Ciência da UFRJ, chegamos a Bom Jesus, município do vale do Itabapoana, com o caminhão Portinari para, a exemplo do que fizemos em 2011, na Bahia, montarmos a exposição Portinari, Arte e Meio Ambiente, e junto com ela, oferecermos às crianças e jovens da cidade, uma série de atividades de arte, durante 7 dias consecutivos.

A pareceria é feita com a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura de Bom Jesus. Os locais oferecidos ao Projeto Portinari foram a belíssima Praça da Matriz e o antigo espaço dos Correios, hoje pertencente ao Grupo de Supermercados Varejão, que gentilmente o colocou à nossa disposição para a exposição dos quadros.

Caminhão Portinari chega a Bom Jesus
Local da exposição

Iniciamos a montagem às 8 horas da manhã.

Ricardo montando o toldo para atividades na praça

A equipe Portinari - Ricardo, Karla e Maria Célia - na montagem
Às 16horas, com as presenças da Secretária de Educação Sílvia Elena, da Prefeita Branca Motta, de diversos secretários, funcionários do município, professores e alunos das escolas municipais, foi inaugurada a exposição.
Inauguração da exposição
Pâmela, representando a Patrocinadora do Projeto Portinari Arte Itinerante, dá início à abertura da exposição, dirigindo algumas palavras de agradecimento às autoridades locais, e em seguida, oferecendo à Prefeita, o Bauzinho do Pintor, material pedagógico a ser doado a todas as escolas públicas de Bom Jesus.
Entrega do Bauzinho do Pintor à Prefeita


A Secretária Silvia Elena, a Prefeita Branca e o vice-prefeito, cortam a fita e abrem a exposição à comunidade.


Os estudantes iniciam logo a visita.
As atividades de arte no toldo, dentro da praça, já estão abertas e as crianças são convidadas a participar, acompanhadas de seus familiares.

















São quase 6 horas. Pâmela registra os trabalhos realizados, antes do encerramento deste primeiro dia.

Pâmela fotografa os trabalhos do 1º dia

 

2 comentários:

  1. Sou grande admiradora de Portinari. Fico feliz em ver sua obra ser apresentada aos nossos jovens para que possam conhecer não só seu trabalho, mas o brasileiro que amou sua terra e seu povo, fazendo deles o foco de seu trabalho. Portinari é um brasileiro que me dá orgulho!
    Parabéns pela iniciativa!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, que vontade de acompanhar vocês!!!

    ResponderExcluir